quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Newton ou Leibniz? Quem descobriu o Cálculo?

Newton ou Leibniz? Quem descobriu o Cálculo?

Desde os dias da Grécia antiga, o cálculo foi desenvolvido e refinado ao longo dos séculos, até a época de Newton e Leibniz. Mas quando se trata de quem leva o crédito por “descobrir” um dos conceitos mais revolucionários em toda a matemática, a questão é um pouco obscura.

 

(Imagem:Christoph Bernhard Francke / Domínio público, Imagem: Dr. Project / Shutterstock, Imagem: Depois de Godfrey Kneller / Domínio público) 

ATENÇÃO: este artigo foi escrito por Michael Starbird, PhDUniversidade do Texas em Austin e o artigo original pode ser acessado em AQUI. Fiz esta tradução por achar o tema relevante.

Isaac Newton foi um matemático e cientista, e ele foi a primeira pessoa a quem foi creditado o desenvolvimento do Cálculo. É um desenvolvimento incremental, como muitos outros matemáticos tiveram parte da ideia. O professor de Newton, Isaac Barrow, disse que “o Teorema Fundamental do cálculo” estava presente em seus escritos, mas de alguma forma ele não percebeu o significado dele nem o destacou. Como professor de Newton, seu aluno provavelmente aprendeu coisas com ele. Fermat descobriu alguns dos primeiros conceitos associados ao cálculo: encontrar derivadas e encontrar os máximos e mínimos das funções. Muitos outros matemáticos contribuíram tanto para o desenvolvimento da derivada quanto para o desenvolvimento da integral.


Newton era, aparentemente, patologicamente avesso à controvérsia. Ironicamente, a pessoa que era tão avessa a ela acabou envolvida na maior controvérsia da história da matemática sobre uma descoberta na matemática. Foi uma causa e efeito que não foi um acidente; foi sua aversão que causou a polêmica.

Saiba mais sobre o estudo de duas ideias sobre movimento e mudança

 

Artigos publicados de Newton sobre cálculo

 

 

Isaac Newton, o físico inglês (Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton)


A controvérsia cerca o desenvolvimento de Newton do conceito de cálculo durante meados da década de 1660. Entre 1664 e 1666, ele afirma que descobriu as ideias básicas do cálculo. Em 1669, ele escreveu um artigo sobre ele, mas se recusou a publicá-lo. Ele escreveu dois artigos adicionais, em 1671 e 1676, sobre cálculo, mas não os publicou. Com o tempo, esses artigos foram publicados. O que ele escreveu em 1669 foi publicado em 1711, 42 anos depois. O que escreveu em 1671 foi publicado em 1736, nove anos após sua morte em 1727. O artigo que escreveu em 1676 foi publicado em 1704. Nenhum de seus trabalhos sobre cálculo foi publicado até o século 18, mas ele os distribuiu a amigos e conhecidos, por isso sabia-se o que ele havia escrito. Isso não foi apenas boato, ele usou as técnicas de cálculo em seu trabalho científico.
 

Esta é uma transcrição da série de vídeos Change and Motion: Calculus Made Clear . Assista agora, no Wondrium.

 

Ironicamente, a pessoa que era tão avessa a isso [Newton] acabou se envolvendo na maior controvérsia da história da matemática sobre uma descoberta na matemática.


Artigo de Leibniz sobre cálculo

 


Gottfried Wilhelm Leibniz, o matemático e filósofo alemão. 

(Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz)


Mas Gottfried Wilhelm Leibniz descobriu o cálculo de forma independente. Ele descobriu o cálculo em meados da década de 1670. Ele disse que concebeu as ideias por volta de 1674 e, em seguida, publicou as ideias em 1684, 10 anos depois. Seu artigo sobre cálculo foi chamado de “Um novo método para máximos e mínimos, bem como tangentes, que não são obstruídas por quantidades fracionais ou irracionais”. Eram seis páginas, extremamente obscuras e muito difíceis de entender.

 Saiba mais sobre a primeira ideia fundamental do cálculo: a derivada


Uma consideração que tomamos como leitores modernos é que, naquela época, o que hoje consideramos absolutamente fundamental para começar a pensar sobre cálculo, era que algumas dessas ideias simplesmente não existiam, como a ideia de função. O conceito em si não foi formulado até a década de 1690, depois que o cálculo foi descoberto, então o entendimento das pessoas sobre ele era um pouco vago.

“Levando a matemática desde o início do mundo até a época em que Newton viveu, o que ele fez é muito melhor.” Leibniz referindo-se a Newton.


Newton e Leibniz não o entendiam de maneira mais formal naquela época. Isso era um problema para todas as pessoas daquele século, porque elas não eram claras sobre conceitos como processos infinitos, e era um grande obstáculo para elas. Eles estavam preocupados com extensões infinitesimais de tempo . Tanto Newton quanto Leibniz pensaram em extensões infinitesimais de tempo. Quão longe algo vai em um período infinitesimal de tempo? Esse tipo de pensamento leva a todos os tipos de paradoxos, incluindo o paradoxo de Zenão.

Um famoso dístico [estrofe mínima, composta de dois versos] de um poema de Alexander Pope ajuda a demonstrar a visão de Newton do século 17, pois esse é o tipo de coisa que alguém gostaria de ter escrito sobre si mesmo. “A natureza e as leis da natureza ficam escondidas à noite; Deus disse: deixe Newton em paz! e tudo estava claro.” Então este era Alexander Pope em Newton.

 

 

Alexander Pope, o poeta inglês do século XVIII.
(Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Pope)


Você é estudante universitário ou quer entender o cálculo que esta postagem está falando?  No livro seguinte você encontra uma explanação do Cálculo de forma Ilustrada, Prática e Descomplicada ;-)


 
Clique na figura acima ou AQUI para acessar detalhes do livro. Neste livro o cálculo estudado com auxílio de dois softwares livres: GeoGebra e MAXIMA.


 A controvérsia entre Newton e Leibniz

A controvérsia entre Newton e Leibniz começou na última parte de 1600, em 1699. A declaração de Leibniz de Newton, então como agora, nos chama a notar a importância de uma grande mente comentar sobre outra, “Tomando a matemática desde o início de o mundo até a época em que Newton viveu, o que ele fez é muito melhor.”
 

Mesmo um matemático não saberia, pela tradução real da frase, exatamente o que ele fez.


Mas quando Newton começou a perceber que Leibniz tinha ideias de cálculo, que ele mesmo começou a perceber na década de 1770, a resposta de Newton para garantir que recebesse o crédito pelo cálculo foi escrever uma carta a Leibniz. Na carta, ele codificou uma frase em latim que começa, "Data aequatione quotcunque ..." É uma frase curta em latim cuja tradução é: "Ter qualquer equação envolvendo nunca tantas quantidades fluidas, para encontrar as fluxões e vice-versa." Essa frase encapsulou o pensamento de Newton sobre as derivadas. Ele pegou aquela frase e pegou as letras individuais a, c, d, e, e as colocou em ordem. Ele disse que há seis a's, dois c's, um d, 13 e's, dois f's. Ele os colocou em ordem e isso foi o que ele incluiu nesta carta a Leibniz para estabelecer sua prioridade para o cálculo. Mesmo que você leia a frase, isso significa muito pouco para ninguém. Mesmo um matemático não saberia, pela tradução real da frase, exatamente o que ele fez.

Ele tentou estabelecer sua prioridade dessa maneira, mas o que se seguiu foram acusações de que Leibniz havia lido alguns dos manuscritos de Newton antes de conceber suas próprias ideias. Mas, como Leibniz publicou primeiro, as pessoas que se aliaram a Leibniz disseram que Newton havia roubado as ideias de Leibniz.

Tornou-se uma grande bagunça, que, aliás, levou ao retardo da matemática britânica para o século seguinte porque eles não aproveitaram os desenvolvimentos do cálculo que ocorreram na Europa continental.

 

Perguntas comuns sobre o descobrimento do cálculo

P: O que exatamente é Cálculo?

Cálculo é uma matemática especializada que permite calcular o comportamento das funções à medida que se aproximam de pontos próximos ao infinito. É o estudo das relações de limites , integrais e derivadas.

 

P: Quem é o responsável pelo descobrimento do cálculo?

Embora Newton tenha criado muitos dos teoremas e usos anteriores , a conclusão é que Gottfried Wilhelm Leibniz descobriu o cálculo.

 

P: Como o cálculo mudou o mundo?

O cálculo tornou possível algumas descobertas incrivelmente importantes em engenharia , ciência dos materiais, acústica, voo, eletricidade e, é claro, luz .

 

P: O cálculo pode ser usado na vida real?

Sim, o cálculo é usado predominantemente em química para prever taxas de reação e decadência. O cálculo pode prever taxas de natalidade e mortalidade, custo marginal e receita em economia , bem como lucro máximo, para citar apenas alguns usos práticos.


Minhas considerações [LuCla] 

Pessoal, tentei trazer para o português este artigo, mas a tradução pode não ter ficado 100%. Se você entende de inglês e quiser ajudar o artigo original está AQUI.Usei o Google Tradutor e depois li o que estava em português e tentei fazer os ajustes no que me parecia um pouco sem sentido, mas alguma coisa pode me ter escapado. Por exemplo: não consegui traduzir "fluxions" que traduzindo é fluxão, mas eu nem sabia que existia essa palavra na língua portuguesa, quanto mais o seu significado. Olhando no dicionário encontrei: 
 
"[Matemática]  Movimento do ponto para formar a linha, da linha para formar a superfície, da superfície para formar o volume."

(???) Hehehe.... Como traduzir “Having any given equation involving never so many flowing quantities, to find the fluxions, and vice versa.”?

E outras coisitas que você, que sabe inglês e quiser ajudar a melhorar a tradução, fique á vontade para deixar sua contribuição nos comentários a seguir ou por email: ajuda.mipedes@gmail.com
 

Recomendação de Leitura

 
Você gosta de história da matemática (como eu)? Você pode acessar todos estes acontecimentos no livro seguinte.



Clique na figura ou AQUI para acessar a história do que considero a maior conquista da mente humana: o Cálculo Diferencial e Integral. São 308 páginas desta história.



Abração pro 6
Luís Cláudio LA

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.