sexta-feira, 1 de maio de 2020

Como calcular o número de pessoas em uma multidão?

Como calcular o número de pessoas em uma multidão?

Você já reparou como quando há algum tipo de manifestação ou outra aglomeração qualquer (carnaval, pessoas na praia) nunca se tem os números oficiais coincidindo com outras estimativas. Do ponto de vista dos organizadores, é interessante inflar o número de participantes e assim, o número oficial geralmente diverge muito do número estimado pelos organizadores. Então, como podemos nós mesmos fazer um cálculo aproximado do número de pessoas em uma aglomeração? É sobre isso que falaremos nesta postagem.


Como calcular o número de pessoas em uma multidão?

Quantas pessoas você estima que há ali?

Como já mencionado, às vezes há muita discrepância entre os números apresentados e para fazermos nossas estimativas precisamos levar em conta algumas variáveis. Por exemplo: as pessoas nas adjacências foram levadas em conta ou só aqueles que estavam na rua? Qual a densidade está sendo considerada? Sim, isso é importante. O número de pessoas por metro quadrado que está se considerando é importante. Observe as imagens seguintes

Como calcular o número de pessoas em uma multidão?

É razoável pensar em uma densidade de 5 pessoas por m²? A resposta a isso pode mudar de pessoa  para pessoa. Muda também dependendo do evento.. Um concerto de Rock pode ter essa densidade. Uma passeata, uma manifestação ou outra coisa que envolva pessoas em movimento, talvez essa densidade seja alta. Enfim... Será preciso avaliar caso a caso. Para inferirmos sobre essa densidade populacional no evento, poderíamos ter várias fotos da aglomeração e a partir daí faríamos uma estimativa mais perto do que seria o real. 

Como calcular o número de pessoas em uma multidão?

O Google Earth como ferramenta para cálculo de área

Uma vez que foi decidido qual a densidade de pessoas no evento, o próximo passo seria estimar a área ocupada por essas pessoas. Isso pode ser feito pelo Google Earth para Web (não precisa instalar nada em seu computador). Vamos tomar como exemplo a estimativa de pessoas que estão, por exemplo, na praça dos três poderes em Brasilia. Depois de localizar no Google Earth o local, clique na régua na barra lateral esquerda, como mostra a figura seguinte.

Como calcular o número de pessoas em uma multidão com o google earth?


Feito isso, aparecerá no canto direito superior uma caixa de texto. Ela mostrará o comprimento da poligonal que construirá. Basta ir clicando na tela para fazer um "cercado" onde você acha que estão as pessoas estão. Veja o exemplo na figura seguinte.

Como calcular o número de pessoas em uma multidão com o google earth?

O programa vai mostrando o comprimento da poligonal, mas quando você clica sobre o primeiro ponto, essa poligonal se torna uma poligonal fechada (um polígono) e aí ele mostra a área da região cercada, como se vê na figura seguinte. Pronto. É o que precisamos para fazer a nossa estimativa.

google-earth-como-calcular-o-número-de-pessoas-em-uma-aglomeracao
Obs.: o que vê em alaranjado foi colocado com o InkScape. Há um destaque na área dada pelo Google Earth,
mas é um branco transparente bem claro... :-)

Onde estará a poligonal ficará você decidirá. O Google Earth está dizendo que a área cercada é de 79.082,13 m², que você pode arredondar para o inteiro mais próximo ou considerar 79.000 m².  Para nossa estimativa vamos considerar a área sendo esse último número. Assim, o número médio de pessoas ali será de 
  • 79.000 se considerar a densidade de 1 pessoa por m²
  • 158.000 se considerar a densidade de 2 pessoa por m²
  • 237.000 se considerar a densidade de 3 pessoa por m²
Agora, faça você a estimativa do número de pessoas na manifestação, no comício, na praia, na rua etc. de sua cidade ou da cidade que quiser.

Epílogo

Professor, pra que serve apender a calcular área de figuras planas?
Pois é... Pode servir para várias coisas, mas uma delas é estimar o número de pessoas em uma aglomeração. Depois posso escrever algo sobre isso, ou seja, qual procedimento poderíamos usar para calcular a área da região cercada por um polígono, isto é, como o Google faz esse cálculo? Mas isso fica para outro momento. ;-)


Tudo de bom
Luís Cláudio LA




Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.