quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A fórmula é de Bhaskara?

Bhaskara era indiano e viveu no século XII. Você sabia que a fórmula para resolver uma equação do segundo grau do tipo $ax^{2}+bx+c=0$ onde $a$, $b$ e $c$ são números reais com $a\neq 0$ em que $x=\cfrac{-b\pm\sqrt{b^{2}-4.a.c}}{2a}$ certo? Lembra-se dessa fórmula? Geralmente ela é aprendida no 9º Ano (antiga 8ª Série).



A fórmula é de Bhaskara?

 
Pois é, ela só tem esse nome (Fórmula de Bhaskara) no Brasil, sabia? No início de 2014 eu estive com um professor canadense e não pude perder a oportunidade de checar isso. Perguntei a ele "professor, o senhor conhece a fórmula de Bhaskara?" e ele me respondeu "Fórmula de quem?" Eu disse a ele "de Bhaskara". Então ele completou "e quem é Bhaskara?" Expliquei rapidamente o que aqui no Brasil o que era conhecido como fórmula de Bhaskara e ele disse que nunca havia ouvido falar nessa fórmula acima como fórmula de Bhaskara.
 
Uma colega, que está estudando no Canadá, enviou-me essa imagem de um quadro da sala onde ela estava assistindo aula (uma revisão). Vejam que o nome de Bhaskara não é mencionado. Esse é um quadro de uma sala de aula do Canadá. Em Portugal essa fórmula é conhecida como Fórmula Resolvente (contribuição do José Adónis, via Quora)

Essa história pode ser vista de uma forma bem interessante vendo o vídeo Esse tal de Bhaskara. Ele é um dos vídeos produzidos pelo projeto Matemática Multimídia da Unicamp. Se você é professor (a) e quiser ter acesso ao vídeo com melhor qualidade e um material de apoio, clique no botão baixo.

Assistir vídeo
 
Se você quer apenas ver o vídeo, então pode assisti-lo logo abaixo.



Não quer aprender um pouco sobre História da Matemática?

Deixarei a seguir um livro como sugestão para ser degustado aos poucos. ;-)

..
 
Um grande abraço
Luís Cláudio LA

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.