terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Operações com Monômios

Operações com monômios é algo que você precisará em sua vida acadêmica para sempre se for estudar algo ligado a área de exatas. Caso vá para outra área, pelo menos até o término do ensino médio precisará. Trata-se de operar com números desconhecidos. Usamos letras para representar esses números.

Essa "linguagem" (vamos assim dizer) foi criada principalmente por um francês chamado François Viète (1540-1603) no século 1500 (XVI, se preferir).

Até então a Matemática era toda "falada". Essa forma de lidar com a matemática não favorecia muito o seu desenvolvimento. Depois da "criação" de Viète a matemática, e por tabela várias ciências, puderam se desenvolver com uma velocidade nunca vista antes.

Operações com Monômios

Partes de um monômio e definição

Isso é bem simples. Você precisa saber que há duas partes importantes: a parte Literal (de Letra) onde estão os números desconhecidos. A outra parte é chamada de Coeficiente. Veja uma explicação falada no vídeo seguinte onde também é falado sobre a definição, ou seja, o que são monômios? (Coloque em tela cheia se achar a imagem pequena)


Assistir no Youtube

Monômios Semelhantes

Esse é o nome dado a dois ou mais monômios que têm a mesma parte literal. Veja essa explicação falada no vídeo seguine.

Assistir vídeo

Adição e subtração

Pois é, adicionar e subtrair monômios são ações bem simples. O que precisa entender é que só se faz simplificação quando os monômios são semelhantes e a simplificação se dá conservando a parte literal e adicionando ou subtraindo os coeficientes. Essa explicação é a que encontrará no vídeo seguinte.

Assistir vídeo

Multiplicação de Monômios

Para multiplicar monômios você precisa lembrar de que a ordem dos fatores não altera o produto e de que em produto de potências com a mesma base conservamos a base e adicionamos os expoentes. Além disso em algumas vezes precisa saber que potência de potência você deve conservar a primeira base e multiplicar os expoentes, ou seja, usando a linguagem que Viète desenvolveu podemos escrever assim:

$$a^m\cdot a^n=a^{m+n}\;\;e\;\;(a^m)^n=a^{m\cdot n}$$

De posse desse conhecimento, multiplicar monômios é moleza. Veja a explicação em vídeo sobre esse assunto a seguir.

Assistir vídeo

Divisão de monômios

Também é bem simples desde que você se lembre do que precisa fazer quando se tem divisão de potências com a mesma base, ou seja, conserva a base e subtrais os expoentes. Usando a linguagem que o Viète criou podemos escrever assim:

$$\cfrac{a^m}{a^n}=a^{m-n}$$

O vídeo seguinte é sobre esse assunto. Veja como é simples. :-)

Assistir vídeo

Sabendo tudo isso já é um bom começo. :-) Certinho?

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.