terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Dois pesos e duas medidas? Pode isso?

Dois pesos e duas medidas? Pode isso?

Que relação há entre essa bela jovem da imagem abaixo e uma fala comum onde as pessoas dizem "não se pode ter dois pesos e duas medidas"? Vamos pensar um pouco sobre isso.

Incomoda-me ouvir as pessoas dizerem "Ah, mas aí está tendo dois pesos e duas medidas não pode". Na verdade não há problema em se ter dois pesos e duas medidas. O problema é ter UM peso e DUAS medidas.


Catherine Zeta Jones

 
Para entender isso, pense em uma balança de braço como a que vê a seguir.
balança de braço

Esse é um tipo de balança que era muito encontrada em feiras livres. O funcionamento dessa balança consiste em colocar um "peso" de um lado (por exemplo, com massa de 1 kg) e no outro braço o que quer saber a massa (chamada por no cotidiano de 'peso'). Daí, caso você chegue ao feirante e pede 1 kg de tomate, ele vai colocar em uma balança um 'peso' de 1 kg e no outro quantos tomates forem necessários até que a balança fique equilibrada, como mostra a figura a seguir.


Figura modificada. Foi obtida do site Smartkids

Aqui o 'peso' de 1 kg deu uma medida.

Suponha que na figura anterior a balança esteja em equilíbrio. Nesse caso temos um 'peso' de 1 kg e como medida três tomates. Se usar o 'peso' de 2 kg é lógico que terá outra medida, não? Então, não há problema em se ter dois pesos e duas medidas.

Agora vamos voltar àquela bela jovem do início deste artigo. Suponha que eu seja o feirante e um homem qualquer venha até minha banca para comprar 1 kg de tomate. Eu meço a massa (o "peso") e concluo que ele deve levar três tomates, como na figura anterior. Logo depois dele sair, vamos imaginar que apareça em minha banca a moça que está logo logo acima, na capa desta postagem. Então, eu resolvo fazer o agrado para à moça e quando vou medir usando o mesmo peso de 1 kg, para ela eu dou seis tomates, como mostrado na figura a seguir.



Aqui o 'peso' de 1 kg deu outra medida.

Você percebe como agora o mesmo 1 kg gerou duas medidas? É aí que existe um problema. Um peso não deveria gerar duas medidas. Sendo assim senhores (as), não há nenhum problema em se ter dois pesos e duas medidas. O problema é ter UM PESO e DUAS MEDIDAS.

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.