Segundo a Oxford Languages um paradoxo é um pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.
Considere uma formiga que está no ponto A=(1,0) e quer ir até um ponto B=(0,1), como mostra a Figura (a) a seguir.
Uma das forma de fazer esse trajeto é ir até a origem (0,1) e depois ir até o ponto B=(1,0), como mostra a Figura (b), logo acima. Neste caso, a distância percorrida seria de 2 unidades, certo?
Excelente... Agora suponha que a formiga faça uma parada em (0,5; 1), vai até o ponto (0,5; 0,5), depois para o ponto (1; 0,5) e depois para o ponto (0,1). Este caminho está marcado na Figura (a) seguinte. Vamos usar vermelho para marcar a caminhada horizontal e azul para a caminhada vertical. Qual foi a distâncias a formiga percorreu em (a) na figura seguinte? Duas unidades, certo? Uma outra escolha poderia ser a seguinte caminhada: (0;1) ⍈ (0,25;1) ⍗ (0,25;0,75) ⍈ (0,50;0,75) ⍗ (0,50;0,50) ⍈ (0,75;0,50) ⍗ (0,75;0,25) ⍈ (1;0,25) ⍗ (1;0). Essa caminhada está representada na Figura (b) a seguir.
Observe que a distância percorrida em (b) na figura anterior continua sendo de duas unidades. A soma dos segmentos azuis e vermelhos são sempre iguais a 2. Se aumentarmos o número de divisões que fazemos no intervalo [0,1] teremos esse caminho cada vez mais próximo de uma reta que liga os pontos (0,1) ao ponto (1,0). Na figura seguinte há uma ilustração em que o intervalo é dividido em 150 partes. Se clicar na figura ou NESTE LINK poderá interagir com uma construção dinâmica em que pode ver várias outras situações ilustrativas.
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