sábado, 24 de março de 2018

Você sabe dividir?

Parece uma pergunta boba, não é? Infelizmente, entre as quatro operações básicas da aritmética, a divisão é aquela em que os estudantes mais erram (já vi isso várias vezes em sala de aula). Você poderia argumentar "hoje em dia tenho uma calculadora onde posso fazer esses cálculos sem ter que saber fazê-los manualmente". Sim, é verdade, mas não é interessante que se tenha que usar uma calculadora para fazer tudo. O cérebro precisa ser exercitado para criar novas ligações entre neurônios. Ao invés de começar estudando física quântica, comece por aqui. :-)


Você sabe dividir?

Antes de ver o vídeo seguinte onde falo sobre divisão, tente você encontrar o resultado da divisão de 9001 por 3 com aproximação decimal, ou seja, com uma casa após a vírgula.

Tudo bem, você pode pegar uma calculadora e encontrar o resultado, mas a discussão aqui é se você sabe o PROCEDIMENTO para encontrar o resultado da divisão. Tente fazer manualmente (seja honesto com você mesmo (a)) e me conte o que encontrou.

Quer outra? Divida 1224 por 12. O que encontrou? É sobre isso que falamos no vídeo seguinte: o procedimento para encontrar o resultado da divisão e o resto também.

Assistir vídeo

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.
Leia a política de comentários do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba em latex.mipedes.com.br.

  1. Olá! O vídeo no YouTube está indisponível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Obrigado por avisar e perdão pela demora. Vou acompanhar mais de perto o que é comentado aqui. Já consertei o link para acessar o vídeo.
      Grande abraço.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.